quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ovos de Páscoa por que?!?!?

Ja parou pra refletir um pouco sobre os Ovos de Páscoa antes de comprá-los?

Além de serem um absurdo de caro, não tem sentido uma criança ganhar 4, 5, 6 ovos de Páscoa. Porque não dar a cenoura ao invés do chocolate?!?! (Não precisa responder!! Rs...)

Então antes de compra-los, queria te convidar a refletir um pouco sobre isso, e pensar em uma Páscoa mais sustentável e sugerir alternativas para o ovo.

Preparei um vídeo muito rapidinho, gravei em 5 minutos, não sei se ficou do meu agrado, mas o recado é importante.

Te convido a assistir, e se curtir, compartilha cazamiga, ca família...Porque ta meio em cima da hora!!

Ótima Páscoa a todos!!

[youtube=http://youtu.be/QkmNvzrwaEs]

domingo, 29 de março de 2015

Viva Bem com que se tem Março - Aplicativos de Controle Financeiro Pessoal

Como eu ja disse em outros posts, basicamente precisa de duas coisinhas muto simples para se Viver Bem com o que Se tem.

1- Aceitar sua condição atual

2- Se planejar financeiramente.

Pra você aceitar sua condição atual, é muito simples (por mais incrível que isso pareça), é só evitar de ficar se comparando com os outros modelos de vida. Sei que parece difícil, mas é um exercício diário.

Agora pra se planejar financeiramente eu trouxe pra você duas ferramentas pra te ajudar (além da dica das planilhas que é a que uso).

O Guia de Bolso e o Contas on line.

contas on line guia de bolso

Veja no vídeo que eu gravei com muito carinho pra você!!

[youtube=http://youtu.be/u-gTm6kO-bc]

sábado, 28 de março de 2015

Menos papel, mais árvores!! - Fatura Digital, Extratos bancários, impressões em geral.

Você já parou pra pensar o porquê do nono dígito nos celulares de alguns estados brasileiros?

Pois é, meu amooooooooooor...cresceu muito o número de usuários de telefonia móvel. Imagina o número de combinações que se pode fazer com 8 dígitos!! Pois é...esgotamos as combinações, e foi preciso incluir o nono dígito.

Eram em 2013 cerca de 271,1 milhões de linhas móveis operando no Brasil (dados da Anatel). Imagina agora em 2015 como estamos!!

Ainda que a maioria seja de contas pré pagas, que fossem, por exemplo 100 milhões de faturas enviadas pelos correios todo mês.

Gentem...É muito papel!! É muita arvore!! E ainda tem o envelope!!

Ja vi que a TIM usa papel certificado no impressão das faturas. O que garante o uso de matéria prima florestal originada por um manejo considerado social, ambiental e economicamente adequados.

A Claro da a opção de receber a fatura por e-mail. E ha um mês optei por essa forma.

O extratos bancários também...Vive chegando extrato bancário na minha casa, sendo que eu posso consultar tudo pela internet ou caixa eletrônico. Daí a gente tem que "perder" um tempinho precioso do nosso dia para cancelar o envio de extratos e fazer os trâmites para começar a receber a fatura do celular por e-mail.

Alguns bancos estão investindo em projetos sociais com a economia que fazem com as impressões e envio.

Nem tudo eu gosto de ler pela tela do computador. Tem coisas que preciso imprimir, porque preciso riscar, ou dar "ok", ou o que for. Mas tudo o que eu puder evitar imprimir eu evito.

Tudo pela natureza e pra deixar o mundo menos pior para os nossos sucessores!!

Viu como com simples atitudes podemos contribuir para a melhora do planeta?

Que tal cancelar o envio da sua fatura e o envio do extrato bancário? Se por acaso você precisar consultar seu extrato um dia, você pode imprimi-lo no caixa eletrônico.

Pense nisso!

;)

Um beijo e um queijo! Muaaaaaaaaah!!

sexta-feira, 20 de março de 2015

Procura-se um desodorante de marca nacional e Cruelty Free!!

Ninguéééééem merece aquele cecêzão, aquela sovaqueira né?

Affeeeeeeeeeeeeeee...Só por Deus!!desodoranrerollon-algod_o-1_1

Eu uso os desodorantes da Natura, prefiro os roll on da linha Natura Todos dia. Gosto muito!! Mas como meu sovaco é fresco igual meu cabelo, preciso ter pelo menos dois tipos e ir alternando.

E agora que ando me atento mais as marcas, lendo os rótulos dos produtos e tals,  descobri que o meu desodorante alternativo além de ser de marca internacional, realiza testes em animais.

Então la fui eu pra farmácia procurar uma marca nacional com o coelhinho estampado, símbolo de que o produto é cruelty free.

Genteeeem...não achei! A única marca nacional que eu achei foi a Nívea e não tem o coelhinho. Daí fui pesquisar.

A Nívea diz que não realiza testes em animais, mas exporta seus produtos pra China, que possue leis e regulamentações que exigem testes específicos em animais como pré-requisito para registro de produtos em seu mercado. Ou seja, a Nívea terceiriza os testes em animais lá na China. E aí? Como fazemos?

niveaDe qualquer forma...acabei comprando. Na embalagem dizia que era proteção 48h. Mas de verdade, não protege tanto quanto aquele meu "desodorante proibido"!! Na verdade, nem o da Natura que eu adoro, esta protegendo mais (é que tenho usado só ele, e preciso trocar!!)

E agora genteeeeem?!?! Coitado dos meus colegas de trabalho!!!!

kkkkkkkkkkkkkk

Se você descobrir algum aí de marca nacional, cruelty free que não seja Natura vem aqui em contar, tá?

Bjo Bjo.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Mariana - A Rainha da Gambiarra (Sustentável!)

Desde que me mudei pra São Paulo em Novembro, não tem uma só noite que não falte água aqui na Zona Norte (Mano!!).

Ainda bem que temos duas caixas d'água aqui porque daí da pra eu chegar e tomar banho. Lavar roupa, louça, quintal, fruta e salada...não dá. Descarga só pro número 02 (pelo menos até voltar a água pela manhã). E como cabelo era muito comprido )eu cortei por uma questão ecológia...rs - brincadeira!) eu demorava muito pra lavá-lo, então tem que tomar banho no esquema liga - desliga (o certo era fazermos isso todo dia né?).

Os lixos de 100L aqui de casa viraram armazenamento de água da máquina de lavar roupa... Agora...estava um saco ter que ir no banheiro pra lavar uma fruta ou uma caneca que fosse, ou até pra colocar água em algum prato que comemos para não ficar tão difícil de lavar no dia seguinte.

Daí um belo dia eu chego em casa e: TCHANÃÃÃÃÃMMMM...Me deparo com isso!!

IMG_3239

Pra quem não sabe eu moro com a minha prima Fabiana e com a Mariana.

A Mariana é de Campo Grande e veio parar na cidade grande há 5 anos atrás. Jornalista por formação produtora de peças teatrais por paixão e vocação. Não por acaso ela é produtora...Até onde eu sei o produtor é o cara que dá jeito pra tudo, e sem ele a peça não acontece. Acredito que ter dons para resolver coisas rapidamente com o que se tem em mãos no mais famoso estilo MacGyver pode ser um ponto a mais para um produtor.

Esse aparato acima foi desenvolvido por ela e está fazendo as vezes da torneira da cozinha quando estamos sem água. A ideia não é lavar uma louça depois de um almoço em família com a metade da lasanha grudada na assadeira. Mas quebra um bom galho viu!!

Os materiais usados fora:

[caption id="attachment_424" align="alignright" width="150"]871124536e3289b5dfe8f808efd1bb81 torneira para suporte de galão d'água[/caption]

- 01 galão de água de 20 L (média de preço R$ 10,00 Sendo que muitas vezes ja temos um em casa e esse custo pode ser eliminado)

- 01 torneira para suporte de galão de água (R$ 4,00)

- fita veda rosca

-suporte de apoio (R$6,00 Esse custo também pode ser eliminado, caso voce encontre na sua casa algo que possa substituir o suporte)

- e algo para cortar o galão acima

Total R$20,00 ou R$4,00 se você achar as coisas em casa.

Se você preferir também pode comprar mais um suporte para galão de água. Mas aí você vai gastar um pouco mais, e vai ter que sempre ficar virando o galão pra repor (puta trampo!!). Porque fazemos isso com o galão de água que usamos pra beber mas é pouco frequente. Para esse fim a água tem que ser reposta com mais frequência....e daí haja braço!!

Então se você também está passando por isso na sua casa, #ficaadica da Mariana...A Rainha da Gambiarra Sustentável.

 

MARIANA baixa

domingo, 15 de março de 2015

Beleza Consciente - Vizcaya

Desde que montei o blog, venho estudando melhor as marcas de cosméticos, conhecendo, buscando informações e sempre procurando substitutos nacionais para os produtos que eu usava de marcas importadas.

Há um tempo atrás meu cabelo disse: "-Amiga...dá pra trocar esse shampoo que não está dando mais!!".

É meu cabelo é enjoadinho...e acho que o da maioria das pessoas é. Ele cansa de um shampoo e daí tem que trocar (sempre me pergunto porque não existe shampoo de 100 ml!).nao testado em animais PT

E la fui eu pra farmácia (esses itens costumam ser mais baratos em farmácia). Fiquei um bom tempo procurando, lendo rótulos...e achei uma promoção da marca Vizcaya. Olhei na embalagem e vi que a marca é brasileira (sim, porque com esse nome!!), e vi também o símbolo do coelhinho (símbolo que indica que o produto não faz teste em animais).

O kit inclui shampoo, condicionador e vem grátis Keratina líquida.

vizcaya

Sinceramente...não sei se meu cabelo estava tão podre que o tratamento de queratina não fez muito efeito não. Mas o shampoo e condicionador  gostei muito.

Depois que vim pra casa fui pesquisar melhor sobre a marca. E fiquei muito contente ao saber que a marca tem projetos sociais e sustentáveis (veja aqui no blog da marca).

E que ainda pra quem é vegano, a marca atende quase que completamente, pois as únicas linhas que usam matéria prima de origem animal são: linha Keratina (a que eu comprei, no caso...rs), Pós Escova Progressiva e no Condicionador Silver Touch.

Então #ficaadica de shampoo e condicionador pra você.

Lembrem se sempre que consumir marcar nacionais você estimula o comercio no nosso país, e que além disso são mais baratas que as importadas e que quase todas as marcas brasileiras não fazem testes em animais.

Crie o hábito de ler o rótulo. A industria de cosméticos movimenta milhões pelo mundo.

Um ótimo domingo! Bjos sustentáveis a todos.

quarta-feira, 11 de março de 2015

A 1ª Balada sem Carro

Como ainda não conheço muita gente em São Paulo, meus fins de semana tem sido em casa. Aproveito pra dormir, e fazer coisas de casa. Mas as vezes me dá um tédiozinho!!

Mas nada como dar um fuçadinha no facebook e descobrir que um amigo querido que não via há 10 anos estava por aqui. Ja logo mandei mensagem pro Cisso.

O Cisso é arquiteto por formação e músico por profissão e paixão. Mora em Floripa e veio pra São Paulo em dezembro fazer um curso. Durante a faculdade cheguei a fazer parte de uma das bandas dele como backing vocal. Ele seguiu na música e eu na arquitetura, ele em Floripa e eu em São Paulo. Coisas da vida né...

Ele tem um estúdio la em Floripa e agora a arquitetura está só como pano de fundo da sua vida. Meu amigão do coração, daqueles que a gente fica 10 anos sem se ver e quando se encontra parece que nos vimos ontem.

Mas voltando a balada sem carro...Marcamos as 20h no metrô e fomos onde? Na Augusta, claro!